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Dezoito anos depois, um dos mais importantes álbuns dessa época é reeditado e remasterizado. Desde então amado por uns e odiado por outros, o histórico debut dos Pearl Jam - «Ten» -, mostra-se de cara lavada e numa versão aumentada. O álbum, que continua a ser o maior sucesso da banda de Seattle, apresenta-se com uma nova e mais limpa remistura sonora, autoria do colaborador de longa data Brendan O’Brien. As músicas perdem alguma da aspereza que caracterizavam a sonoridade grunge para dar espaço à voz e às palavras de Eddie Vedder. No entanto, a densidade e o negrume do blues-rock dos Pearl Jam mantêm-se. Os riffs continuam «bigger than life» e as canções mantém a força de 1991. Estranho, é o facto de, caídas do céu, surgirem seis faixas bónus no alinhamento final de «Ten Redux». Sem qualquer razão aparente somos presenteados com «Brother», «Just A Girl», «Breath And Scream», «State Of Love And Trust», «2.000 Miles Blues» e «Evil Little Goat». Temas que fomos conhecendo ao longo dos anos, mas que inseridos no contexto desta reedição deixam algum amargo de boca. Porquê recuperar estes seis temas e não outros tantos que saíram da fornada «Ten»? «State Of Love And Trust» é um dos meus temas favoritos dos Pearl Jam, mas porque raio não há qualquer referência a «Yellow Ledbetter» (um dos temas mais populares dos Pearl Jam)? E «Footsteps», «Dirty Frank», «Wash», «Alone»… Tudo temas que marcaram a história dos Pearl Jam e do grunge de 90. Neste particular, e apesar das opiniões contrárias quanto à política seguida pela editora, tenho que felicitar o trabalho da EMI nas mais recentes reedições dos álbuns dos Radiohead. Expõem o trabalho da banda num retrato completo e detalhado d
e cada obra dos britânicos. Isto para dizer que «Ten» merecia mais e não fosse a inclusão do DVD «MTV Unplugged» e outros goodies como o vinyl do concerto de 1992 em Magnuson Park (gravação também conhecida como «Drop In The Park»), uma cópia da cassete demo «Mamasan» e uma cópia do «tour diary» de Eddie Vedder esta reedição seria insignificante.
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