«awE naturalE», o álbum de estreia da dupla de Seattle
THEESatisfaction, é o anunciado “disco do ano” mais recente e preferido de
todos. Funk psicadélico construído em torno de manifestações hip hop e espírito
soul music. Produto pop que percorre alguns dos trilhos explorados e polidos
pelos amigos de rua/estúdio Shabazz Palaces, mantendo vivas as ligações com a
história da música negra norte-americana. Stasia Irons e Catherine Harris-White
fazem mesmo notar que «Thriller», de Michael Jackson, é a razão pela qual hoje
fazem música. Percebemos logo de onde surgem as danças sincronizadas e as
manifestações R&B que passaram pelo palco da Galeria Zé dos Bois no passado
dia 17 de Abril. Elementos aos quais foram adicionadas cadências e agitações
tribais, hip hop feminista, black jazz e um raro sentido de melodia rítmica e
vocal. Descortinámos, aqui e ali, a neo-soul de Ursula Rucker, mas, também, a
de Janelle Monáe e Erykah Badu. Já os “ambientasons”, esses, são alimentados por
texturas sombrias e urbanas (já falei nos Shabazz Palaces, certo? Então, não nos
esqueçamos dos extintos cLOUDDEAD e, também, de Flying Lotus e Gonjasufi). Quanto
ao concerto, o conceito é muito parecido com a faceta live dos “padrinhos” Shabazz Palaces, sendo que no caso das
THEESatisfaction a instrumentação provem toda da técnica “just push play”.
Portanto, foi num palco desprovido de qualquer instrumento musical e com apenas
dois microfones à vista que a estreia do duo norte-americano decorreu. E mais, correu
tudo muito bem. A atitude cativou, o calor da sala empolgou e as canções
entusiasmaram todos os que acorreram ao chamamento das THEESatisfaction.
sábado, 21 de abril de 2012
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