quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Lá muito da casa


O disco de 2012 que, até à data, mais tocou por estas bandas foi «Blues Funeral», da Mark Lanegan Band. Porquê? Primeiro porque estamos perante um disco extraordinário de Mark Lanegan, para muitos o Tom Waits do grunge. Depois porque «Blues Funeral» é o primeiro álbum de Lanegan em nome próprio em sete anos e o verdadeiro sucessor de soberbo «Bubblegum» (2004). O disco conta com a colaboração de nomes como Chris Goss, Greg Dulli, David Catching, Martyn LeNoble, Jack Irons e Joshua Homme. «The Gravedigger’s Song», o single de apresentação, nasce da propulsão mecânica e ritmos incansáveis desse marco stoner rock que é «Songs For The The Deaf» (2002), dos Queens Of The Stone Age (banda à qual Mark Lanegan deu o seu contributo entre 2000 e 2005). Portanto, além das ligações artísticas e de executantes com a família QOTSA, estabelece-se também um elo sonoro e atmosférico com a vertente mais melódica do stoner rock. Podemos encontrar momentos bem pesados como são exemplo «Riot In My House» (cadência indie rock emprestada por «E-Pro», de Beck, sobre a qual Joshua Homme conduz a seu belo prazer um esguio riff de guitarra que nos leva até às suas Desert Sessions) e «Quiver Syndrome» (mais um ponto de contacto com os QOTSA). No entanto, é a vertente mais lânguida, mais melódica e electrónica de «Blues Funeral» que marca a diferença. Mark Lanegan encontra-se com os The Velvet Underground («Phantasmagoria Blues»), pisca o olho aos U2 de «Joshua Tree» («Harborview Hospital»), entrega-se ao minimalismo pop em «St. Louis Elegy» e ainda tem tempo para mostrar que as suas experiências em projectos de música electrónica (UNKLE, Bomb The Bass e Soulsavers à cabeça) foram proveitosas para o seu processo de composição («Ode To Sad Disco» é uma excelente canção).

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Bear in Heaven | Reflection Of You


«Reflection Of You» é o single promocional do novo trabalho dos norte-americanos Bear In Heaven. «I Love You, It's Cool», o sucessor do excelente «Beast Rest Forth Mouth» (2009), só chega às lojas em Abril, mas este primeiro avanço faz-nos acreditar num ainda melhor regresso da banda de Brooklyn. É pena o vídeo, realizado por John Lee, não estar à altura.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Jangada de Porcelana


Depois da surpresa «Born To Die», uma das minhas apostas pessoais passou pela estreia em disco do projecto Porcelain Raft. Portanto, é com «Strange Weekend», o debut álbum do projecto do italiano a viver em Nova Iorque, Mauro Remiddi, que dou início a mais um capítulo da saga “em busca do disco encantado”. Rapidamente identificado como a primeira grande surpresa de 2012, o álbum editado pela Secretly Canadian percorre os trilhos pop meio melancólicos, meio sonhadores que tanto embelezaram o último trabalho dos norte-americanos Beach House. Encanto shoegaze que se intensifica com os temperos eighties e estivais que fazem a diferença no projecto Washed OutUnless You Speak From The Heart» é um bom exemplo disso). No entanto, existe muito mais neste estranho fim-de-semana de Mauro Remiddi. Da indie pop Neon Indian, ao revivalismo Toro y Moi, passando pelo sentimento DYI Panda Bear e a sofisticação M83. Dados que já deram a oportunidade a Porcelain Raft de ir em digressão com nomes como Smith Westerns, Youth Lagoon e M83 (registe-se que Porcelain Raft assegurará a primeira parte do concerto do projecto M83, no próximo dia 12 de Março, no Lux). Excelentes referências que não são traídas pelas canções de Mauro Remiddi, de que é exemplo este «Put Me To Sleep».

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Crystal Castles | Suffocation

Consta que a dupla canadiana Crystal Castles está em estúdio a preparar a edição daquele que será o seu terceiro álbum de originais. Entretanto, e retirado ainda do disco homónimo de 2010, surge agora o vídeo para «Suffocation». Realização a cargo de Ethan Kath, o elemento masculino da banda, numa colaboração com a revista VS..

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pop Del Rey


2012 ainda era o amanhã quando se soube que Lana Del Rey (a.k.a. Lizzy Grant) iria ser um dos seus temperos mais distintos. O double-A side single «Video Games» / «Blue Jeans» assim o pressagiava. Canções de cariz minimal e imensamente sofisticadas. Ambientes luxuosos e românticos que não deixam de transparecer uma certa fragilidade formal e cadências enigmáticas. Elementos que fizeram de Lana Del Rey um dos maiores acontecimentos do final de 2011 (atrevo-me mesmo a dizer que «Video Games» foi o grande single do ano). Os amores e desamores, obrigatórios nesta coisa do hype, foram imediatos e com a edição do debut álbum «Born To Die» adensaram-se. O disco, composto por muitas canções que foram sendo reveladas na world wide web, mantém o registo agridoce de «Video Games» e «Blue Jeans», mas ao longo dos seus sessenta minutos e quinze canções muitos são os momentos em que nos vemos à procura do já revelado sex appeal de Lana Del Rey. O resultado seria bem mais satisfatório se em vez de quinze fossem apresentadas dez canções. No entanto, o facto é que ainda não consegui deixar de ouvir «Born To Die». Existem temas que caem na meninez de Lizzy Grant, é verdade, mas canções como «Blue Jeans», «Radio», «This Is What Makes Us Girls», «Off To The Races», «Million Dollar Man», «Without You» e, principalmente, «Video Games» já são recompensa suficiente.





terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Shabazz Palaces | Are You... Can You... Were You? (Felt)


Os Shabazz Palaces foram uma das grandes surpresas de 2011. A dupla, que acabou conotada como a primeira banda hip-hop a assinar pela Sub Pop, editou no ano passado o sombrio e essencial «Black Up». Álbum de ambientes sinistros e música urbana que passou ao lado de muitos. «Are You... Can You... Were You? (Felt)» é uma das grandes canções de «Black Up» e este é o seu vídeo.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

M.I.A. | Bad Girls


M.I.A. está de regresso aos singles e aos vídeos, com «Bad Girls». Tema originalmente editado na mixtape «Vicki Leekx» e produzido por Danja que vem, agora, anteceder a edição do quarto disco de originais da britânica. O vídeo é realizado por Romain Gavras.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Feist | The Bad In Each Other


Leslie Feist está de regresso aos vídeos com «The Bad In Each Other», o tema de abertura de «Metals». Lembro que a canadiana tem dois concertos marcados para o nosso país: primeiro no Coliseu de Lisboa, a 18 de Março, e depois no Coliseu do Porto, a 19 de Março.