O disco de 2012 que, até à data, mais tocou por estas bandas foi «Blues Funeral», da Mark Lanegan Band. Porquê? Primeiro porque estamos perante um disco extraordinário de Mark Lanegan, para muitos o Tom Waits do grunge. Depois porque «Blues Funeral» é o primeiro álbum de Lanegan em nome próprio em sete anos e o verdadeiro sucessor de soberbo «Bubblegum» (2004). O disco conta com a colaboração de nomes como Chris Goss, Greg Dulli, David Catching, Martyn LeNoble, Jack Irons e Joshua Homme. «The Gravedigger’s Song», o single de apresentação, nasce da propulsão mecânica e ritmos incansáveis desse marco stoner rock que é «Songs For The The Deaf» (2002), dos Queens Of The Stone Age (banda à qual Mark Lanegan deu o seu contributo entre 2000 e 2005). Portanto, além das ligações artísticas e de executantes com a família QOTSA, estabelece-se também um elo sonoro e atmosférico com a vertente mais melódica do stoner rock. Podemos encontrar momentos bem pesados como são exemplo «Riot In My House» (cadência indie rock emprestada por «E-Pro», de Beck, sobre a qual Joshua Homme conduz a seu belo prazer um esguio riff de guitarra que nos leva até às suas Desert Sessions) e «Quiver Syndrome» (mais um ponto de contacto com os QOTSA). No entanto, é a vertente mais lânguida, mais melódica e electrónica de «Blues Funeral» que marca a diferença. Mark Lanegan encontra-se com os The Velvet Underground («Phantasmagoria Blues»), pisca o olho aos U2 de «Joshua Tree» («Harborview Hospital»), entrega-se ao minimalismo pop em «St. Louis Elegy» e ainda tem tempo para mostrar que as suas experiências em projectos de música electrónica (UNKLE, Bomb The Bass e Soulsavers à cabeça) foram proveitosas para o seu processo de composição («Ode To Sad Disco» é uma excelente canção).
quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Bear in Heaven | Reflection Of You
«Reflection Of You» é o single promocional do novo trabalho dos norte-americanos Bear In Heaven. «I Love You, It's Cool», o sucessor do excelente «Beast Rest Forth Mouth» (2009), só chega às lojas em Abril, mas este primeiro avanço faz-nos acreditar num ainda melhor regresso da banda de Brooklyn. É pena o vídeo, realizado por John Lee, não estar à altura.
Etiquetas:
Bear In Heaven
domingo, 26 de fevereiro de 2012
Jangada de Porcelana
Depois da surpresa «Born To Die», uma das minhas apostas pessoais passou pela estreia em disco do projecto Porcelain Raft. Portanto, é com «Strange Weekend», o debut álbum do projecto do italiano a viver em Nova Iorque, Mauro Remiddi, que dou início a mais um capítulo da saga “em busca do disco encantado”. Rapidamente identificado como a primeira grande surpresa de 2012, o álbum editado pela Secretly Canadian percorre os trilhos pop meio melancólicos, meio sonhadores que tanto embelezaram o último trabalho dos norte-americanos Beach House. Encanto shoegaze que se intensifica com os temperos eighties e estivais que fazem a diferença no projecto Washed Out («Unless You Speak From The Heart» é um bom exemplo disso). No entanto, existe muito mais neste estranho fim-de-semana de Mauro Remiddi. Da indie pop Neon Indian, ao revivalismo Toro y Moi, passando pelo sentimento DYI Panda Bear e a sofisticação M83. Dados que já deram a oportunidade a Porcelain Raft de ir em digressão com nomes como Smith Westerns, Youth Lagoon e M83 (registe-se que Porcelain Raft assegurará a primeira parte do concerto do projecto M83, no próximo dia 12 de Março, no Lux). Excelentes referências que não são traídas pelas canções de Mauro Remiddi, de que é exemplo este «Put Me To Sleep».
Etiquetas:
Porcelain Raft,
Viagens à tasca
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
Crystal Castles | Suffocation
Consta que a dupla canadiana Crystal Castles está em estúdio a preparar a edição daquele que será o seu terceiro álbum de originais. Entretanto, e retirado ainda do disco homónimo de 2010, surge agora o vídeo para «Suffocation». Realização a cargo de Ethan Kath, o elemento masculino da banda, numa colaboração com a revista VS..
Etiquetas:
Crystal Castles
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Pop Del Rey
2012 ainda era o amanhã quando se soube que Lana Del Rey (a.k.a. Lizzy Grant) iria ser um dos seus temperos mais distintos. O double-A side single «Video Games» / «Blue Jeans» assim o pressagiava. Canções de cariz minimal e imensamente sofisticadas. Ambientes luxuosos e românticos que não deixam de transparecer uma certa fragilidade formal e cadências enigmáticas. Elementos que fizeram de Lana Del Rey um dos maiores acontecimentos do final de 2011 (atrevo-me mesmo a dizer que «Video Games» foi o grande single do ano). Os amores e desamores, obrigatórios nesta coisa do hype, foram imediatos e com a edição do debut álbum «Born To Die» adensaram-se. O disco, composto por muitas canções que foram sendo reveladas na world wide web, mantém o registo agridoce de «Video Games» e «Blue Jeans», mas ao longo dos seus sessenta minutos e quinze canções muitos são os momentos em que nos vemos à procura do já revelado sex appeal de Lana Del Rey. O resultado seria bem mais satisfatório se em vez de quinze fossem apresentadas dez canções. No entanto, o facto é que ainda não consegui deixar de ouvir «Born To Die». Existem temas que caem na meninez de Lizzy Grant, é verdade, mas canções como «Blue Jeans», «Radio», «This Is What Makes Us Girls», «Off To The Races», «Million Dollar Man», «Without You» e, principalmente, «Video Games» já são recompensa suficiente.
Etiquetas:
Lana Del Rey,
Viagens à tasca
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
Shabazz Palaces | Are You... Can You... Were You? (Felt)
Os Shabazz Palaces foram uma das grandes surpresas de 2011. A dupla, que acabou conotada como a primeira banda hip-hop a assinar pela Sub Pop, editou no ano passado o sombrio e essencial «Black Up». Álbum de ambientes sinistros e música urbana que passou ao lado de muitos. «Are You... Can You... Were You? (Felt)» é uma das grandes canções de «Black Up» e este é o seu vídeo.
Etiquetas:
Shabazz Palaces
sábado, 4 de fevereiro de 2012
M.I.A. | Bad Girls
M.I.A. está de regresso aos singles e aos vídeos, com «Bad Girls». Tema originalmente editado na mixtape «Vicki Leekx» e produzido por Danja que vem, agora, anteceder a edição do quarto disco de originais da britânica. O vídeo é realizado por Romain Gavras.
Etiquetas:
M.I.A.
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
Feist | The Bad In Each Other
Leslie Feist está de regresso aos vídeos com «The Bad In Each Other», o tema de abertura de «Metals». Lembro que a canadiana tem dois concertos marcados para o nosso país: primeiro no Coliseu de Lisboa, a 18 de Março, e depois no Coliseu do Porto, a 19 de Março.
Etiquetas:
Feist
Subscrever:
Mensagens (Atom)