terça-feira, 23 de junho de 2009

Welcome to the freaky-child jungle

2009 fica marcado por mais uma estreia no meu Curriculum Vitae de concertos. Depois da inesquecível actuação de David Eugene Edwards, com os seus Woven Hand, e da cativante prestação de Andrew Bird, foram as manas Sierra Rose Casady e Bianca Leilani Casady, ou seja, as meninas CocoRosie, que me seduziram para mais uma noite de boa música. Com três álbuns e o mais recente EP «Coconuts, Plenty of Junk Food» na bagagem, foi com uma sala bem constituída e participativa que acolhemos e nos integrámos na freaky-child jungle que preenche a casa dos sonhos destas duas irmãs. Das brincadeiras de recreio, ao apelo efectuado ao público para imitar animais selvagens, passando pelo teatime e terminando nas convicções sexuais de Alexyss K Tylor, mais uma estrela instantânea do YouTube, tudo no cosmos CocoRosie é motivo para criar música e estimular o efeito surpresa no espectador. Um admirável mundo novo que se alimenta do rigor da formação clássica de Sierra, mas que recorre à irreverência e à criatividade urbana de Bianca para revelar algo que se situa entre a dream-pop, a freak folk e o hip-hop bucólico. Neste cenário, é espantosa a forma como a voz angelical de Sierra se contrapõe e se enlaça no registo mais fabricado e mais acriançado de Bianca. É, igualmente, extraordinário o modo como a aparente antítese que separa as irmãs Casady se dissipa em palco e em disco para revelar um dos mais curiosos projectos musicais da actualidade. Razões pelas quais a minha reacção ao concerto do passado Domingo foi um misto de surpresa e admiração. Desta forma, e apesar de terem ignorado quase por completo os temas que compõem «La Maison De Mon Rêve» (ainda o meu álbum favorito da dupla) e de se terem esquecido do soberbo single «God Has A Voice, She Speaks Through Me», temas como «Animals», «Terrible Angels», «Beautiful Boyz», «Japan», «Bear Hides And Buffalo» e «Happy Eyez» (do novíssimo EP) fizeram as delícias de uma acérrima legião de fãs. As irmãs Casady deram espectáculo e o concerto só acabou ao final do segundo encore. À saída todos quiseram levar uma recordação do momento, sendo que o identificado EP «Coconuts, Plenty of Junk Food» (edição que só poderá ser adquirida nos concertos das CocoRosie) deve mesmo ter atingido o topo das vendas de discos desta semana.
.
Para terminar apresento um dos mais maravilhosos sonhos musicados das CocoRosie. «God Has A Voice, She Speaks Through Me» é um single digital que ainda não teve edição em CD (só em Picture Vinyl).

1 comentário:

ding ling disse...

Lindo é o adjectivo que mais corresponde ao Concerto deste último domingo. Há quem classifica a música das Cocorosie ocmo electrónica, mas nem por sombras me parece que tal classificação possa encaixar na sonoridade que desenvolveram. Conseguiste em poucas palavras percorrer o luminoso espetáculo que aconteceu no CCB.Foram momentos que transportaram os mais atentos para outras esferas. Houvesse mais momentos musicais como este e ficaríamos todos mais ricos.
Um grande bem-haja pelo precioso post.
Abraço.