quinta-feira, 18 de março de 2010

Florence, a mag(n)a incendiária

Ben Harper, The Smashing Pumpkins, dEUS, Au Revoir Simone, The Gift, Xavier Rudd, Wraygunn, Kings Of Convenience e, agora, Florence + The Machine. Tudo concertos, realizados na Aula Magna, em que os ingressos destinados à plateia deram, igualmente, acesso à zona das cadeiras doutrinais e, em casos pontuais, ao próprio palco. Contrariedade para quem pagou mais com a aquisição dos bilhetes, mas uma autêntica fortuna para quem previa ficar a mais de dez metros dos verdadeiros acontecimentos. Ventura que não me agradou muito, é certo, mas que acabou por entusiasmar o público, transformando um concerto irregular num momento de magia e pura exaltação. Irregular, porque o concerto viveu, claramente, de duas fases distintas: uma primeira fase em que a «star quality» de Florence Welch se mostrou distante e um pouco incomodada com o «strange scenario» da Aula Magna (razão pela qual temas como «Howl» e «Kiss With A Fist» se apresentaram tão frios) e uma segunda fase em que a invasão da zona reservada aos lugares mais caros, solicitada pela própria Florence, aqueceu o ambiente, invertendo o referido cenário. Foi ao som de «Drumming Song» que o público se «incendiou» e Florence retribuiu com a mesma moeda, oferecendo-nos um fulgoroso desempenho em palco. Acompanhada de excelentes músicos, conhecedores da musicalidade de uns The National e da distorção de uns Godspeed You! Black Emperor, Florence mostrou-se surpreendida, com a calorosa recepção de uma Aula Magna esgotada, e extremamente satisfeita por poder fechar com chave de ouro a sua digressão europeia. Não se fartou de cortejar o público presente e prometeu regressar ao nosso país. Dados que anunciam mais um caso de culto entre o público português.
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Para terminar escolhi «Dog Days Are Over», o mais recente vídeo de Florence + The Machine. Tema que abre «Lungs» e que encerraria o concerto da passada semana em beleza caso não houvesse o empolgante encore com «You've Got The Love» e «Rabbit Heart (Raise It Up)». O single já de 2009, mas Florence acaba de revelar uma nova visão para 2010.

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