terça-feira, 1 de novembro de 2011

Viagens à tasca

Ainda há pouco tempo, algures na blogosfera, alguém comentava que longe vão os tempos das encomendas via amigos que se deslocam ao estrangeiro. Concordo plenamente. No entanto, os novos trabalhos de Tori Amos e MEN chegaram via amigos recém-chegados de Londres (muito obrigado G. e R.). Teve um sabor retro nestes tempos de Amazon, que me soube muito bem.

Aviso já que Tori Amos é intocável por estes lados. Não pelo seu passado mais recente, mas pelos inúmeros momentos que marcaram o meu percurso de melómano. Demasiados momentos que, ainda hoje, me obrigam a procurar as edições especiais dos seus discos e me fazem desesperar pela estreia da norte-americana em palcos nacionais. «Night Of Hunters», a entrega de Tori Amos de 2011, é o resultado de um convite feito pela conceituada Deutsche Grammophon para a edição de um ciclo de canções, baseadas em composições clássicas, para o século XXI. Tori Amos pega, assim, na estrutura de obras como «Andantino», de Franz Schubert, «Nocturne Op. 9 No. 1», de Frédéric Chopin, «The Girl With The Flaxen Hair», de Claude Debussy, «Prelude In C Minor», de Johann Sebastian Bach, e «Gnossienne No. 1», de Erik Satie, para contar uma história contemporânea. Narrativa que documenta o fim de uma relação e o começo de uma nova fase para Tori, a protagonista. Porém, este «Night Of Hunters» é, também, um recomeço para Tori Amos, a compositora. Depois de alguns tiros falhados, a norte-americana reinventa-se e apresenta agora o seu melhor trabalho em muitos anos, num disco centrado na voz e no piano. Há espaço para instrumentos de sopro e uma importante secção de cordas que criam uma sonoridade clássica e complexa. Apesar de não ser a minha Tori Amos de eleição (essa continua bem guardada em «From The Choirgirl Hotel», de 1998), esta é a melhor Tori Amos dos últimos dez anos.

A outra “surpresa” é um dos discos mais festivos de 2011. «Talk About Body», debut álbum do trio norte-americano MEN, é irreverente e segue o trilho dançante dos conterrâneos Scissor Sisters. Portanto, música noctívaga e cheia de boa disposição. Falta-lhe o falsete de Jack Shears, é certo, mas «Talk About Body» apresenta-nos uma banda com uma personalidade vincada e congénere dos, também, norte-americanos The Gossip. O projecto nasceu do longo hiato do trio electroclash Le Tigre, quando os seus membros JD Samson e Johanna Fateman se juntaram para explorar o DJing e a mesa de misturas. Depois de terem escrito algumas canções o duo decidiu unir esforços com alguns elementos dos Hirsute, um outro projecto de JD Samson. Em 2009 editam um EP de edição limitada e distribuído nos seus concertos e, desde então, têm partilhado o palco com nomes como The Gossip, Peaches e, mais recentemente, CSS. Portanto, «Talk About Body» acaba por ser uma mescla de toda a experiência entretanto acumulada com os grupos e artistas já identificados, com uma postura extremamente positiva e, por vezes, activista, e uma cadência sonora empolgante e muito provocadora. As canções parecem verdadeiros mash-up construídos com ritmos Gang Of Four, disposição Scissor Sisters e atitude Peaches. Pequenas provocações vitaminadas que tão bem fazem nestes tempos de crise.

2 comentários:

Anónimo disse...

Onde está o botão de like? Não dá para pôr?

dream_brother disse...

:)