sábado, 30 de junho de 2007

Radiohead - OK Computer

No seguimento da homenagem feita a Jeff Buckley, assinalando os 10 anos sobre o seu prematuro desaparecimento, julgo ser de bom agrado marcar, igualmente, o lançamento de uma das maiores obras discográficas dos anos 90. Apresentado em Lisboa, «OK Computer» foi lançado para os escaparates a 16 de Junho de 1997.

Considerado a obra maior dos britânicos Radiohead (não menosprezando os restantes registos, com especial enfoque para «The Bends» e «Kid A»), «OK Computer» representou uma pedrada no charco. Em meados dos anos 90, com a morte lenta e há muito anunciada do grunge em terras do Tio Sam e um cenário amorfo em terras de sua majestade, onde o relevante eram as quezílias entre bandas na imprensa «cor-de-rosa», o rock parecia escrever a sua nota de suicídio.

Nomeado para os Grammys de 1998 na categoria de Melhor Álbum de Música Alternativa, os Radiohead acabaram por vencer o Grammy para a Melhor Actuação de Música Alternativa. Porém, o reconhecimento foi massivo e tanto público como críticos especializados abraçaram «OK Computer» como obra-prima dos conturbados anos 90.
.
Das 11 faixas de «OK Computer», só 3 tiveram honras de edição em single. «Paranoid Android», o primeiro, é a esquizofrénica combinação de 3 composições num único tema. «Karma Police» e «No Surprises», segundo e terceiros singles respectivamente, mostraram-se obras mais acessíveis e menos complexas. No entanto, «OK Computer» não viveu nem vive dos seus singles ou da sua complexidade ou falta dela (dependendo das opiniões). Temas como «Exit Music (For A Film)», «Let Down», «Climbing Up The Walls», «Lucky» e «The Tourist» fazem as delícias de qualquer melómano. Com um ambiente soturno, para não dizer pavoroso, «OK Computer» é nos dias que correm justificação para o surgir de enumeras bandas e respectivas obras discográficas (para o bem e para o mal).
.
Deixo em airplay «Paranoid Android», tema obrigatório em qualquer playlist que se preze.

Sem comentários: