segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Spectacular Congratulations

As expectativas para o concerto dos MGMT, espectáculo que decorreu no passado dia 18 de Dezembro no Campo Pequeno, não eram as melhores. A estreia da banda de Nova Iorque em território nacional, na edição de 2008 do festival OptimusAlive!, tinha sido um completo desastre e «Congratulations», o segundo álbum de originais dos MGMT, deixou muitos dos seus habituais seguidores decepcionados (o que não é o meu caso). Ainda assim, e apesar deste final de ano farto em concertos, o recinto do Campo Pequeno esteve muito bem composto. Ultrapassado esse primeiro receio, faltava conferir o comportamento e empenho da banda para o último concerto da sua digressão europeia e, simultaneamente, o meu último concerto de 2010. Se a prestação de 2008 primou pelos problemas técnicos e falta de profissionalismo dos músicos, os acontecimentos do passado sábado atenuaram esse cenário, uma vez que os MGMT ofereceram um espectáculo extremamente cool e cheio de boas vibrações. Prestação que viveu das excelentes composições pop de Ben Goldwasser e Andrew VanWyngarden e encontrou nas psicadélicas projecções vídeo o combustível perfeito para a vigorosa viagem MGMT. A par dos hits que passaram pelo palco do Campo Pequeno (mais um alinhamento perfeito), foram sendo projectadas imagens que nos transportavam para o imaginário pop do século XX (da dança maquinal de Michael Jackson, à sequência disco de Debbie Harry e os seus Blondie). No entanto, mais uma vez o som não esteve à altura dos acontecimentos. Foi sempre difícil perceber o que Andrew VanWyngarden cantava, mas o público entoou cada canção do princípio ao fim. Belo concerto de encerramento que fechou com chave de ouro o ano de 2010.

3 comentários:

Anónimo disse...

"A estreia da banda de Nova Iorque em território nacional, na edição de 2008 do festival OptimusAlive!, tinha sido um completo desastre"... TInha? Será que tiveste no mesmo concerto que eu, que eu saiba o Palco SBSR foi pequeno demais para eles!!
"Foi sempre difícil perceber o que Andrew VanWyngarden cantava, mas o público entoou cada canção do princípio ao fim."... QUe treta, o publico só soube cantar 3 musicas! O concerto de Sabado, foi o meu pior do ano, sem química nenhuma com o publico, já para não dizer o som... horrível! Enfim... até queria o meu dinheiro de volta!

dream_brother disse...

"o Palco SBSR foi pequeno demais para eles"... eles é que foram pequenos demais para o palco! numa fase em que se tem um álbum apenas não se pode entrar em palco a pensar que o palco é pequeno. os VAMPIRE WEEKEND tocaram naquele mesmo palco (em fase idêntica da dos MGMT) e deram um show para ficar na memória. quanto aos MGMT, depois de 20 minutos de atraso, deram um showcase em forma de frete!

no passado sábado as coisas melhoraram significativamente. o som esteve uma merda (como vem sendo habitual no campo pequeno) e a banda mostrou outro empenho. gostei do espectáculo (visto da bancada).

...tenho dito

mi disse...

Muita gente (as adolescentes histéricas que atiram sutiãs para o palco) só devia mesmo saber cantar três músicas. Mas acredito que havia uns tantos que não estavam lá só por causa de "kids" e "time to pretend".
Sim, o som não estava muito bom, eles não interagiram quase nada com o público, mas mesmo assim e apesar de ter estado na bancada posso dizer que foi um grande concerto. Eu adorei.
"Enfim... até queria o meu dinheiro de volta!" Não sei como é que podes dizer isto depois daquele encore.