domingo, 9 de setembro de 2007

2007 | Viagens à tasca em período de férias I

Estamos, finalmente, de férias… O trabalho, as desilusões e os stresses lisboetas ficam para trás. O primeiro destino é Itália, mais precisamente a Sardenha, e o que se destaca, além das paisagens maravilhosas, são as paradisíacas «calas». Desta forma confesso que não houve tempo nem disposição para grandes «bebedeiras». Praia, praia, praia e mais praia, pois também temos direito… E com esse espírito nem nos queixamos das variadíssimas estações de rádio, ao estilo RFM, que vão passando no autorádio do carro, onde Irene Grandi se mostra grande de mais para toda a concorrência.
.

La Pelosa

Todavia, e como manda a tradição, há que abrilhantar a nossa passagem por cada canto do mundo com um «souvenir». Desta vez e já que havia mais que muitas fotografias no cartão de 2 GB de memória, a escolha passou pelo disquinho musical. A poucos minutos da viagem para a Suiça encontramos (no aeroporto de Olbia) um pequeno estabelecimento «cultural». A oferta era escassa e como num dos últimos passeios tasqueiros lisboetas redescobrimos os Oasis, com «Definitely Maybe», optámos por levar para casa o sucessor «(What’s The Story) Morning Glory?», por € 8,00, desfazendo-me da velhinha K7 áudio e dos inúmeros MP3…
.

Hello
Roll With It
Wonderwall
Don’t Look Back In Anger
Hey Now!
Some Might Say
Cast No Shadow
She’s Electric
Morning Glory
Champagne Supernova

.
Se em «Definitely Maybe» Noel Gallagher cobiçava e conceptualizava uma vida de uma estrela rock&roll, em «Morning Glory?» quase podemos afirmar estarmos na «manhã» seguinte a todos os excessos decorrentes dessa exposição. Da ressaca ouve-se em «Hello» «Nobody ever seems to remember life is a game we play»; em «Roll With It» «I think I’ve got a feeling I’ve lost inside»; em «Hey Now!» «I took a walk with my fame / Down memory lane / I never did find my way back», mas o hedonismo de «Definitely Maybe» afoga igualmente «Morning Glory?» e «Champagne Supernova» é um excelente exemplo disso. Contudo, convém esclarecer que «(What’s The Story) Morning Glory?» foi o epicentro da Britpop (peço desculpa a Damon Albarn). Em 1995 os manos Gallagher e o espírito rock&roll de «Definitely Maybe» receberam de braços abertos a pop e o resultado foi estrondoso. «(What’s The Story) Morning Glory?» vendeu mais de 19 milhões de cópias em todo o mundo. Os Singles «Roll With It», «Wonderwall», «Don’t Look Back In Anger», «Some Might Say», «Morning Glory» e «Champagne Supernova» foram presenças assíduas em qualquer estação de Rádio e TV que exigiam audiências e os Oasis foram apelidados como a melhor banda rock do mundo (pelo menos até à edição do modesto «Be Here Now»).

Como autêntico «souvenir» desta soberba colecção de canções deixo a versão ao vivo e um pouco «adulterada» do melhor tema de «(What’s The Story) Morning Glory?». «Cast No Shadow» foi, na altura, dedicado ao génio de Richard Ashcroft. Imagine se Noel tivesse composto tal homenagem após «Hurban Hymns»…

Sem comentários: