terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Regresso morno de Josh Rouse a Lisboa

Há muito que ansiava ver e ouvir ao vivo o norte-americano Josh Rouse. Nas últimas passagens por Lisboa, por uma ou outra razão, não pude estar presente. Dessa forma, logo que se anunciou novo espectáculo de uma das vozes mais doces da pop actual não pensei duas vezes. «Country Mouse City House», álbum de 2007, foi o mote para mais uma visita. O disco, já aqui apresentado, continua a mostrar um compositor a viver dos rendimentos de «Under Cold Blue Stars» e «1972» (as obras-primas de Rouse). Ainda assim, e apesar dos últimos registos não terem atingido o patamar dos supracitados trabalhos, a Aula Magna estava praticamente cheia e o público mostrou um carinho muito especial pelo «cantautor». «Hollywood Bass Player» abriu as hostilidades de uma noite morna, centrada em «Country Mouse City House», «Subtítulo» e «Nashville». Josh Rouse, a meio da actuação, lá confessou estar adoentado há ¾ dias, mas logo adiantou que não gostava de se lamentar e «Feeling No Pain» surgiu para acalentar ainda mais os corações dos presentes. «Comeback (Light Therapy)» aqueceu ainda mais o recinto e «1972», já em fase de descompressão, provou que o segredo de todo o encanto em Josh Rouse está nas entrelinhas de «1972», o álbum de 2003. Pelo meio ouviram-se demasiados temas de «Nashville» e «Subtítulo». Nada que desiludisse os presentes, pois para além da frieza demonstrada por Josh Rouse até o «sound check» realizado durante os primeiros três temas foi perdoado. Temas como «Caroliña», «It Looks Like Love», «It’s The Nighttime», «My Love Has Gone», «Quiet Town», «Why Won’t You Tell Me What» e «Love Vibration» (em forma de despedida festiva) encheram o palco e os espíritos dos seguidores portugueses deste «singer-songwritter» de excepção.

Na primeira parte esteve o argentino Federico Aubele que apresentou a sua mais recente proposta «Panamerica». Agradável concerto que revelou o potencial de Federico em construir delicados ambientes temáticos, mais que canções propriamente ditas, ao contrário de Rouse.
.
Como autêntico souvenir Josh Rouse disponibilizou «Country Mouse Companion», uma preciosa compilação de temas gravados ao vivo em casa e/ou em estúdio de algumas das composições que fazem parte de «Country Mouse City House» e que acompanham Josh Rouse na digressão que passou por Portugal na semana passada. Nada de extraordinário para a discografia de Josh Rouse, mas para quem segue de perto os passos de Rouse «Country Mouse Companion» acaba por ser uma relíquia interdita nas tascas de todo o mundo. Destaque para as demos registadas em casa de «Hollywood Bass Player» e «London Bridges» a gravação live in studio de «It Looks Like Love» e raridades como «Kuzbass» (escrita em conjunto com David Kominsky), «Start Again» (tema escrito para «Music And Lyrics» mas que acabou por surgir na versão digital da compilação «All-Star Charity CD Serve2: Fighting Hunger And Poverty») e «I Wish We Had».
.
Em forma de despedida fica o fecho do concerto de dia 26 de Novembro, ao som de «Love Vibration».

1 comentário:

bitsounds disse...

o "espanhol" está a voltar demasiadas vezes, se voltasse mas é aos bons albuns ...