sábado, 23 de outubro de 2010

2010 | Viagens à tasca em período de férias IX

Casa de Mateus (Vila Real)
.
Começo, então, a arrumar as tralhas para voltar à capital e ao meu papel de segunda a sexta, o de consultor respeitável e proactivo. As férias passaram-se, mais uma vez a correr, mas as imagens e os momentos daquela semana chuvosa, mas revigorante, permanecerão comigo e coladas aos discos que trouxe para o sul. Discos que, por qualquer razão, se enquadraram na perfeição com o cenário e os momentos vividos. «Becoming A Jackal», debut álbum do projecto Villagers, do irlandês Conor J. O’Brien, foi mais um desses trabalhos discográficos (este descoberto na CDGO.COM). Música que é impossível não associar à sonoridade, postura e cantorias dos norte-americanos Bright Eyes, de Conor Oberst, sem nunca largar de vista o crooning de Jens Lekman, a pop de Simon & Garfunkel e o singer-songwriting de Josh Rouse (o balanço de «Set The Tigers Free» parece retirado de «1972»). No entanto, e prosseguindo com as associações, o mais engraçado é que as canções deste «Becoming A Jackal», álbum que perdeu a corrida ao Mercury Prize de 2010 para os The xx, entrega-me ao requinte bucólico e à magnificência da Casa de Mateus (Vila Real). Portanto, folk anglo-saxónica com tempero clássico em receita pop. Um disco interessante, com excelentes canções, como são exemplos «I Saw The Dead», «Set The Tigers Free», «Twenty-Seven Strangers», «Ship Of Promises», «Pieces» e, o tema título, «Becoming A Jackal», mas sem se mostrar essencial.
.
Despeço-me do norte (e da CDGO.COM… sniff, sniff) com a banda sonora do videojogo «Stubbs The Zombie» (2005). Produto desenvolvido pela Wideload Games para a consola Xbox e, posteriormente, para o Windows e Mac OS X. Esclareço, desde já, que não sei muito bem do que estou a escrever, pois nunca fui um grande aficionado de gadgets e aplicações informáticas. Ainda assim, devo confessar o meu magnetismo com o velhinho ZX Spectrum +2. Com o passar dessa febre, perdi o gosto pelos videojogos para ganhar afeição à pop. Reutilizei a maior parte das cassetes áudio (as quais, até à altura, serviam para gravar jogos do Spectrum) com músicas de bandas e artistas que me enchiam as medidas. Ora, esse foi o factor que mais influenciou esta compra. A capa anuncia covers de temas dos anos 50 por bandas como The Flaming Lips, The Walkmen, The Dandy Warhols, Rogue Wave, Death Cab For Cutie, Cake e The Raveonettes. Fantástico! Não hesitei um segundo e passei os dias seguintes a deliciar-me com a admirável leveza do disco e as interpretações descontraídas de: Ben Kweller (versão de «Lollipop», da dupla Ronald & Ruby), Cake («Strangers In The Night», popularizada por Frank Sinatra), Rogue Wave («Everyday», de Buddy Holly), The Flaming Lips («If Only I Had A Brain», retirada do clássico «O Feiticeiro de Oz»), The Raveonettes («My Boyfriend’s Back», da girl band The Angels), OrangerMr. Sandman», dos The Chordettes) e The Walkmen («There Goes My Baby», dos The Drifters). Um verdadeiro achado para os coleccionadores mais apaixonados.
.
Para terminar, e assinalar o fim de mais um curto período de férias, deixo-vos um dos vídeos promocionais de «Becoming A Jackal», do projecto Villagers. Algo me diz que este Conor J. O’Brien promete dar que falar.
.

Sem comentários: