sábado, 28 de maio de 2011

Malvado amor...

Desde a edição de «Boxer» (2007) que a música aveludada dos The National me seduz até ao tutano. Atracção que me fez ir à Aula Magna, a 11 de Maio de 2008, mas que agora me estava a afastar do concerto marcado para o dia 24 de Maio de 2011, no Campo Pequeno. Porquê? Além das recentes más experiências na sala do Campo Pequeno, simplesmente não queria manchar as memórias que ainda guardo daquela noite de 2008. Depois, e apesar de gostar bastante de «High Violet», o certo é que «Boxer» continua a demarcar-se de todos os restantes trabalhos dos The National e esse concerto já ocorreu em 2008. No entanto, um convite de última hora e a imensa admiração que tenho pela música destes senhores levou-me a mais um concerto. A noite estava muito quente e o público, que preencheu todos os sectores da sala de espectáculos do Campo Pequeno, tornou o ar quase irrespirável. No entanto, a prestação dos The National conseguiu aquecer ainda mais o ambiente. O público mostrou-se verdadeiramente apaixonado pela música da banda de Cincinnati (Ohio), mas sediada em Brooklyn, e as sempre empolgantes palmas rítmicas foram uma constante, mesmo quando o ritmo não o solicitava (recordo-me, por exemplo, de «Start A War» e «Slow Show»). Quanto aos The National, mostraram-se mais uma vez agradados por estar em Lisboa e até nos ofereceram um pequeno presente, tocando «Friend Of Mine», tema de «Alligator» que, segundo a banda, já não subia ao palco há mais de sete anos. De resto, houve boa música e excelentes canções (apesar de ter sentido a falta de «Brainy», «Daughters Of The Soho Riots», «Mistaken For Strangers» e «Lit Up»). Matt Berninger voltou a invadir a área reservada para o público e no fim houve ainda espaço para um momento unplugged e em formato a cappella, com o lindíssimo «Vanderlyle Crybaby Geeks».

Sem comentários: