quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Kurt no(s) caminho(s) de Santiago

«Damn, I’ve got too many songs», confessa Kurt Wagner a determinada altura da noite. Algum do público presente no Santiago Alquimista dava os primeiros sinais de cansaço quando Kurt, com um sorriso nos lábios, voltava a revolver os ‘leftovers’ das inúmeras cábulas das canções seleccionadas para a sua mais recente digressão europeia. Na mochila trazia alguns dos temas que farão parte do próximo álbum de originais dos Lambchop e canções mais antigas, as quais foram apresentadas tal e qual como vieram ao mundo. Despidas de qualquer arranjo e sem o habitual trabalho de produção, mas com o melhor que há em cada uma delas, a melodia, as «dementes» peripécias do mundo Wagner (palavras do próprio) e a voz. Não é novidade para ninguém, Kurt Wagner é detentor de uma das mais singulares vozes no panorama alternative-country da actualidade e é um dos pontos de maior interesse nos Lambchop. Desta forma e apesar do relógio marcar 1:00 da manhã, a música continuava a preencher o palco e as almas presentes, tendo o autêntico «estendal de canções» construído em palco transmitido uma vertente mais experimental e divertida ao espectáculo. Ninguém, até então, tinha dado pela falta do restante clã Lambchop, pois a essência musical, o bálsamo da passada noite de 17 de Outubro, estava presente. Houve tempo e espaço para perguntas e respostas, pequenas confissões e algumas piadas. Não estivéssemos nós a meio de mais uma semana de intenso trabalho, o cansaço não se sentiria tanto e a comunhão entre artista e público ter-se-ia prolongado até o amanhecer.
.
Na primeira parte desta autêntica maratona Kurt Wagner esteve Mazgani. Com um conjunto de temas competentes, associados ao universo Nick Drake, Shahryar Mazgani portou-se à altura, captando a atenção do público e aquecendo o ambiente Alquimista. Destaque para a versão de «The Desperate Kingdom of Love» de PJ Harvey. «Song Of A New Heart», editado no passado dia 15 de Outubro, já se encontra nos locais habituais e de acordo com a amostra promete.
.
Como recuerdo deixo os dois temas que fecharam a mais recente passagem de Kurt Wagner por Portugal, «Up With People» e «Chelsea Hotel # 2», uma surpreendente versão do original de Leonard Cohen (compositor também revisitado por Mazgani, com «If It Be Your Will»).
.

1 comentário:

bitsounds disse...

ops, bem me parecia q conhecia aquela última música do kurt .... acho q tava meio a dormir, mas nada desculpa n ter reconhecido «Chelsea Hotel # 2» ...