quinta-feira, 4 de outubro de 2007

2007 | Viagens à tasca em período de férias V

Como tive a oportunidade de salientar no último capítulo, a passagem por Bern foi ao estilo «visita de médico». No entanto, diga-se de passagem que a capital política helvética não apresentou grandes locais de interesse (a chuva também não ajudou muito). Seguimos então para Zürich e nova cidade, novo tombo.

Zürich revelou-se uma cidade encantadora. Moderna, jovem, rebelde, e ainda assim politicamente correcta. À luz do dia os habitantes parecem respirar uma inquietude que se revela ao raiar da noite. Um desassossego contagiante que não deixa ninguém indiferente.
.
Zürich
.
Não fossem razões de sobra, Zürich está repleta de tascas. Em cada canto parece surgir uma mega e/ou microstore. Por isso segui a velha máxima de melhor curar ressacas: 'prolongando a bebedeira'…

A primeira paragem teve o selo de qualidade da Musikhug, um dos estabelecimentos mais completos visitados até a data. Contudo, e apesar dos vários andares com as mais variadas secções e departamentos, a selecção pop/rock destacou-se pela negativa. Os principais aliciantes desta tasca passam pela música clássica, pelo Jazz e pelos instrumentos musicais. Nada contra a música clássica, nada contra o Jazz e nada contra os instrumentos. Mas em período de férias há que ingerir alguns doces… Desta forma ao primeiro contacto com os «aromas» de Zürich, a preços abaixo do mercado português, optámos por aprofundar o culto Johnny Cash e, mais uma vez, fazer o upgrade da cópia lá de casa do debut dos britânicos Hard-Fi.
.
«Stars Of CCTV» foi gravado, produzido e editado (por apenas £ 300) em Outubro de 2004 pelos próprios Hard-Fi. As primeiras 500 cópias rapidamente esgotaram. Já em Junho de 2005 e após o sucesso alcançado em concertos e do culto que andava «de boca em boca», a Another Necessary Record recupera o disco. O inconformismo e urgência de Richard Archer e companhia (muito ao estilo de uns The Clash e Sex Pistols) revelam-se numa mais valia desta autêntica colecção de singles. Política, dinheiro, subúrbios e desilusões são os temas de preferência. Mas a música também marca pontos e o rock açucarado de uns Franz Ferdinand, The Strokes, ou mesmo Dexy’s Midnight Runners, ajudam a engrandecer as suas composições pop&roll. «Cash Machine», «Tied Up Too Tight», «Living For The Weekend», «Better Do Better» e «Hard To Beat» encheram o éter e os tops europeus em 2005 e após a nomeação para o Mercury Prize publicações como o semanário NME, a revista Q e o tablóide The Sun não hesitaram em eleger «Stars Of CCTV» como «álbum do ano». Por aqui e enquanto não conhecemos o novo «Once Upon A Time In The West» vamos contemplando as 11 estrelas da constelação «Stars Of CCTV».
.
Voltamos a Johnny Cash e aos seus American Recordings. O volume que desta vez encontrámos em promoção foi o primeiro, o original «American Recordings». O álbum, aclamado por meio mundo, venceu o Grammy para melhor álbum de folk contemporânea e, com a ajuda preciosa de Rick Rubin, ressuscitou a carreira de Johnny Cash. A ideia, o desejo e o segredo para o sucesso da parceria Rubin & Cash era captar a essência da música e espírito de Johnny Cash. O minimalismo assumia o papel principal. Cash pegava na sua guitarra e interpretava temas novos e algumas versões. Enquanto exercícios como «Delia’s Gone» (primeiro single que contava com a participação de Kate Moss no vídeo promocional, realizado por Anton Corbijn), «Let The Train Blow The Whistle» e «Redemption» faziam as delícias dos já inúmeros seguidores de Cash; versões de artistas mais contemporâneos, como Tom Waits («Down There by the Train»), Leonard Cohen («Bird On A Wire») e Loudon Wainwright («The Man Who Couldn’t Cry») abriam as portas a novas audiências. Johnny Cash era de novo aplaudido por críticos e público. Já em 2003 a revista Rolling Stone incluiu «American Recordings» na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos (posicionando-se na 364.º posição). «The Man Who Cames Around» parece estar uns pontos acima deste «American Recordings», mas o essencial continua lá e Johnny Cash mantém o nível habitual.
.
Como destaque final deixo a rodar o novíssimo single dos britânicos Hard-Fi. «Suburban Knights» está incluído no mais recente «Once Upon A Time In The West», o segundo álbum da carreira da banda, e evidencia-se por estar alguns pontos abaixo de qualquer tema do debut «Stars Of CCTV».
.

Sem comentários: