segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Kurt's goodies

Voltamos, por breves instantes, a Kurt Wagner e ao concerto do passado dia 17 de Outubro no Santiago Alquimista para destacar os dois trabalhos, em forma de bootleg, disponíveis à saída. Para os repetentes de espectáculos Lambchop as edições especiais de suporte às várias digressões da banda não são novidade. A recente passagem por Lisboa de Kurt Wagner não fugiu à regra e após o agradável mas longo concerto, o próprio Kurt dirigiu-se para a saída da sala e com um generoso e comercial autógrafo ajudou a vender umas quantas cópias de «Kurt» e «Succulence - Live In Vienna» (este último já disponibilizado na visita dos Lambchop, a 10 de Dezembro de 2006, na Aula Magna).
.
A gravação de «Succulence - Live In Vienna» mostra um dos concertos que serviram de apresentação a «Damaged», o último álbum de originais dos Lambchop. Gravado a 8 de Setembro de 2006, o alinhamento vive, como seria de esperar, do oxigénio emanado das composições de «Damaged» (disco que apesar de não mostrar o melhor do colectivo norte-americano, também não lhes envergonha a cara). Por isso, a harmonia de «Paperback Bible», o smooth jazz de «Prepared», a faceta mais pop de «The Rise And Fall Of The Letter P», a serenidade folk de «A Day Without Glasses» e «Fear» e o delírio folk hip-hop de «The Decline Of Country And Western Civilization», revelam uma banda com talentos firmados e com um conjunto de canções capazes de construir excelentes espectáculos ao vivo. Todavia, são os três temas do extraordinário «Is A Woman», «The Daily Growl», e os soberbos «The New Cobweb Summer» e «Catapillar», que marcam mais uma vez a diferença e dão um toque de génio a este «Succulence». Destaque final para «The Militant», de «How I Quit Smoking», que também dá os ares da sua graça.
.
Mudamos de CD e, por momentos, sentimos que a aparelhagem difunde o espectáculo de Kurt Wagner no Santiago Alquimista. «Kurt» foi registado a 6 de Agosto de 2006 num estúdio de Nashville por Mark Nevers e reflecte, de uma maneira geral, a digressão que Wagner apresenta por estes dias na Europa, incluindo temas novos e a inconfundível versão de «Chelsea Hotel #2», de Leonard Cohen. Tal como exposto aquando do concerto, aqui encontramos as canções tal e qual como vieram ao mundo, despidas de qualquer arranjo adicional às melodias base e à inconfundível voz de Kurt Wagner. Porém, em disco o «estendal de canções» revela-se menos pesado. Mesmo sem a restante família Lambchop, os temas sabem a leite condensado, a voz surge no seu esplendor máximo, a sensibilidade está à flor da pele e a admiração por Kurt Wagner e os seus Lambchop aumenta. É impossível resistir à folk minimalista de «Slipped Dissolved And Loosed», «A Hold Of You» e «Playboy, The Shit» (este retirado da compilação «The Decline Of Country And Western Civilization»). «Popeye» traz consigo um «sha la la la la la» delicioso, em jeito de lullaby, para depois terminar numa guitarrada western. «Sharing A Gibson With Martin Luther King Jr.» e «Stand» são as habituais gracinhas à Kurt Wagner (tal como a história do lápis em «A Hold Of You»). «Chelsea Hotel #2» peca por não se ter dado a conhecer antes da sublime interpretação de Rufus Wainwright (incluída na banda sonora do documentário «Leonard Cohen: I’m Your Man»). A confissão de «It’s Impossible» (também registada em «The Decline...») convence-nos e sem saber porquê tomamos o partido de Kurt. «Of Raymond» retrata um dos mais recentes ódios figadais de Kurt Wagner (o programa televisivo «Everybody Loves Raymond») e o fecho é ao som do agradável instrumental «Marking The Same Spot». Ao cabo de 42 minutos sentimos um leve desejo em conhecer as novas composições com os restantes Lambchop. Todavia, esse registo só está previsto para 2008 e por isso mesmo vale mais rendermo-nos a este «Kurt».
.
Em forma de despedida deixo em airplay o vídeo de «Is A Woman», o lindíssimo tema título do fantástico álbum de 2002.
.

1 comentário:

bitsounds disse...

ainda não ouvi os cds .... agora fiquei com vontade .... vou já resolver isso ...