terça-feira, 16 de outubro de 2007

2007 | Viagens à tasca em período de férias VIII

Após 3 dias estupendos em Zürich, voltamos a meter-nos no comboio, seguindo viagem para Luzern. O tempo era escasso e o corpo já ansiava pelo conforto do lar, por isso a visita foi rápida. A cidade, à semelhança de Bern, revelou-se pacata, mas um pouco mais agradável. Todavia, em termos de tascas a oferta foi parca. Salvou-se o local CityDisc, situado na estação ferroviária.
.

Vierwaldstätter See

Como mencionei no início destas viagens, um dos maiores objectivos era conhecer e/ou aprofundar algum do reportório local (suíço, francófono e/ou germânico). Enquanto, numa primeira fase, percorríamos as ruas de Genève rendemo-nos ao minimalismo de Keren Ann. Pelas ruas de Luzern, com o alemão a dominar, decidimos apostar nos germânicos Tocotronic. Composto inicialmente por Arne Zank (bateria), Jan Müller (baixo) e Dirk Von Lowtzow (voz e guitarra), os Tocotronic reuniram-se em 1993 na cidade de Hamburgo. Catorze anos volvidos, durante os quais editaram sete álbuns e acolheram Rick McPhail nas guitarra e keyboards, os Tocotronic são uma das bandas mais respeitadas na Alemanha. Por isso e apesar do meu espanto inicial, «Kapitulation» (oitavo trabalho de originais) obteve grande destaque por parte das «record stores» suíças. Enquanto a hora do regresso a Genève não chegava, matámos a curiosidade e ouvimos os Tocotronic e como o título do álbum anuncia, capitulámos mais uma vez ao vício.

Influenciados pelo movimento indie rock de finais dos anos 80 e inícios de 90, facilmente identificamos, nas entrelinhas deste «Kapitulation», nomes como Nirvana, R.E.M., Pavement, The Smiths, Sonic Youth ou Radiohead. «Mein Ruin», tema de abertura, prossegue o caminho deixado em aberto pelos … And You Will Know Us By The Trail Of Dead com o fora-de-série «Source Tags & Codes». «Kapitulation» junta a pop sem sal dos Razorlight ao espírito R.E.M. indie dos anos 80 e o resultado é bem aceitável. «Aus Meiner Festung» expõe os Sonic Youth de hoje a revisitarem a sua juventude sónica e suja dos anos 90. Em «Wir Sind Viele» pedem ajuda aos Mão Morta e o resultado é um dos melhores temas do álbum. Com «Harmonie Ist Eine Strategie» e «Explosion» conhecemos a vertente mais doce dos Tocotronic e através de «Sag Alles Ab» recordamos os Sex Pistols. «Imitationen» é quase a versão alemã dos The Smiths e tanto «Dein Geheimer Name» como «Luft» parecem descendentes de «Ok Computer». Enfim, o feedback das guitarras é constante, mas a harmonia está presente e dessa forma nem damos conta da estranheza da língua.

Como aperitivo deixo «Kapitulation», o único single extraído do álbum com o mesmo título.
.

Sem comentários: