terça-feira, 2 de outubro de 2007

Commercials killed the TV stars?

A televisão continua a ser um dos meios mais eficazes para a divulgação de qualquer tipo de produto. Em inícios dos anos 80, com o aparecimento do canal televisivo MTV, a música passou igualmente a ser divulgada a qualquer hora do dia. Porém, essa difusão não passa somente pelos «blockbusters» que promovem as mais recentes apostas discográficas. Neste particular o anúncio publicitário tende a ganhar terreno.
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O que seriam os norte-americanos The Dandy Warhols sem a marca de telecomunicações que já patrocinou as camisolas do Benfica e do Manchester United? E os dinamarqueses Mew que até à data têm provado ser mais um caso «One Hit Wonder» com o Óptimo conforto sonoro? E os Bloc Party? Será que teriam alcançado o posto que ocupam sem o já mencionado ex-patrocinador de dois dos maiores clubes mundiais? E o caso de Nick Drake que, decénios após o seu desaparecimento, se viu a dar música no autorrádio de uma das mais prestigiadas marcas de automóveis? E Moby????

O facto é que uma vez mais 20 segundos de um spot publicitário chegaram para revelar e encantar. Desta vez os escolhidos para promover o produto (que não a música) foram os suecos Peter, Bjorn & John. Formados em 1999, este colectivo indie só ganhou notoriedade no ano passado com o hit single «Young Folks». A Vodafone deu com eles e nós nem demos conta que andamos pelas as ruas a reproduzir os assobios de Peter, Bjorn, John & Victoria Bergsman (dos The Concretes).
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